• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil do NEOJIBA realizam primeiro concerto do ano na Catedral Basílica

Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil do NEOJIBA realizam primeiro concerto do ano na Catedral Basílica

  • 14 mar, 2023

A majestosa Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, será palco para a abertura da temporada 2023 do NEOJIBA, que terá como tema condutor “A Natureza”. A princípio, o concerto estava previsto para acontecer no Teatro Castro Alves, que se encontra fechado desde o incêndio em janeiro deste ano. A Catedral foi escolhida por ser também um excelente espaço para a música de concerto.

A Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil, principais formações musicais deste programa do governo da Bahia, se apresentarão nesta quinta (16), às 19h, com regência do premiado pianista, compositor e maestro Richard Kojima, que também será um dos solistas da noite, ao lado do tenor Felipe Dias, integrante do Coro Juvenil. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

O concerto é resultado do Prêmio Nelson Freire, recebido por Kogima no Concurso Internacional de Piano Géza-Anda, um dos mais prestigiados do mundo, em agosto de 2022. Atualmente, o brasileiro vive na Suíça, e veio a Salvador especialmente para se apresentar com os jovens músicos do NEOJIBA.

A peça "Sabbatum Mundi", composta por Kogima para coro e orquestra, abrirá o concerto. O texto da obra foi retirado de um dos capítulos do Apocalipse, último livro da Bíblia, e remete à destruição catastrófica da natureza pelo homem e suas consequências.  O tenor baiano Felipe Dias, que integra o Coro Juvenil do NEOJIBA há apenas um ano, estreará como solista.

O programa também terá o "Concerto nº 20 para piano e orquestra em Ré Menor", de Mozart, com regência e solo de Kogima ao piano, e será encerrado com a grande "Sinfonia nº 9" de Dvorák, mais conhecida como "Sinfonia do Novo Mundo". A obra foi escrita pelo compositor checo durante o período qupassou nos Estados Unidos como diretor do Conservatório de Nova York, com influências do negro spiritual norte-americano.

Com a indisponibilidade do Teatro Castro Alves, devido ao incêndio recente, este concerto acontece na Catedral Basílica, excelente espaço para a música de concerto. O NEOJIBA incentiva, ao final da apresentação, uma doação para a Igreja.

Primeiro concerto do ano da Orquestra NEOJIBA e do Coro Juvenil, com os solistas Richard Kogima e Felipe Dias, sob regência de Richard Kogima

Quinta-feira (16 de março), às 19h, Catedral Basílica de Salvador - Terreiro de Jesus

A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço

Bio Richard Kogima

Nascido em São Paulo, o pianista, compositor e regente brasileiro Richard Kogima estudou música na Universidade de São Paulo, na classe do aclamado pianista e pedagogo Eduardo Monteiro. Atualmente, vive em Zurique, na Suíça, onde concluiu dois mestrados em Performance em Piano e Pedagogia Musical na Universidade das Artes de Zurique e onde estudou na classe do pianista Konstantin Scherbakov. Atualmente, estuda regência na classe de Markus Utz. Kogima vem se apresentando como solista e camerista no Brasil, Estados Unidos e Europa e conquistou importantes prêmios, como o Prêmio Nelson Freire, no Concurso Internacional de Piano Geza Anda em 2022, , além do primeiro lugar no Concours Internationale Flame Paris, Landolt Wettbewerb Zürich, Concurso KIWANIS e Andrews International Concerto Competition.

Bio Felipe Dias

Baiano de Salvador, Felipe Dias começou a cantar em casa na adolescência. Autodidata, costumava se apresentar na escola e em karaokês da cidade. Em 2022, aos 20 anos, conheceu o canto lírico e foi aprovado na audição para o Coro Juvenil do NEOJIBA, principal formação de canto coral do programa. Com o grupo, o tenor teve aulas com grandes nomes, como as cantoras líricas Marília Vargas e Lucie Barluet e o barítono Carlos Henrique dos Santos. Ele também participou de apresentações marcantes no Parque do Queimado, em Salvador, como o Concerto de Páscoa, com a "Cantata Christ lag in Todes Banden BWV 4", uma das cantatas sacras mais famosas de Bach,  e a ópera "Dulcineia e Trancoso", do compositor brasileiro Eli-Eri Moura. O concerto na Catedral Basílica com a Orquestra NEOJIBA, sob regência do maestro Richard Kogima, é sua estreia como solista.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

 


Comentários