• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Sétima Edição do Festival NEOJIBA Encanta reúne centenas de vozes e celebra a tradição coral baiana

Sétima Edição do Festival NEOJIBA Encanta reúne centenas de vozes e celebra a tradição coral baiana

  • 28 set, 2025

A impressionante diversidade de vozes do NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, se uniu em um grande recital que marcou o encerramento da 7ª edição do Festival NEOJIBA Encanta. A reunião de Coros do NEOJIBA de Salvador, da Região Metropolitana e do interior, estes representados por seus instrutores e maestros, em um só palco, não apenas celebrou a importância da música coral no programa, como também representou a riqueza e a força da tradição coral baiana.

O festival começou no dia 21 com um recital emocionante do Coro Juvenil, sob regência de Yuli Martínez, que se despede da equipe do NEOJIBA após 14 anos de dedicação. O concerto atual reunido e antigos membros em homenagem à maestrina. Nos dias seguintes, houve aulas de leitura de partitura contemporânea, ministradas por Leonardo Oliveira e Dayane Patricia Silva, e masterclasses de canto e regência com Yuli Martínez e Lucie Barluet, envolvendo maestros do interior.

Destaques incluíram o Coro Infantojuvenil interpretando a Cantata BWV 4, de JS Bach; recitais dos núcleos Nordeste de Amaralina, Mata Escura e Coro Pedagógico Experimental; além de apresentações do Grupo Baobá, Coro Comunitário e Coral Água Viva da Embasa. A semana também trouxe acervos musicais, como a apresentação conjunta dos núcleos Pirajá, Lauro de Freitas e Central, com obras de Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi e Jorge Ben Jor.

Na tarde de sábado, 27 de setembro, um grande público compareceu ao Parque do Queimado para conferir uma sequência de apresentações dos coros Comunitário NEOJIBA, Pentágono, do Coral do colégio Antônio Vieira e do Coral, do Coral da Juventude do Mosteiro de São Bento, do Coral Juventude Arte do Recôncavo - Santo Amaro CJAR e do Coral da região Sisaleira -Conceição de Coité.

Cerca de 400 cantores foram apresentados no Todo Domingo no Parque, em 28 de setembro, diante de um público que lotou o espaço para prestigiar crianças, adolescentes e jovens coralistas. Participaram os coros Juvenil, Infantojuvenil, CPE, SESI, CESA, Lauro de Freitas, Bairro da Paz, Pirajá, Amaralina e Mata Escura, sob regência de Lucie Barluet, Angelo Rafael, Alexsandra Brasileiro, Joilson Cerqueira, Jonatas Santos, Eliedson Grizostom e Gleidiane Macedo. O recital encerrou uma semana de atividades formativas, com intercâmbios, workshops, ensaios conjuntos e masterclasses, reafirmando a prática musical coletiva como espaço de aprendizado e transformação social. “Entrei no NEOJIBA aos 14 anos e hoje tenho 20. Fui integrante, jovem líder e hoje sou instrutora, no núcleo de Jequié”, relatou Evelyn Nascimento, exemplo vivo da filosofia do programa.

Realizado através da lei de incentivo à cultura, o Festival Encanta chegou à sua 7ª edição. Em 18 anos de existência, o NEOJIBA, programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música, já beneficiou mais de 36 mil crianças, adolescentes e jovens em toda a Bahia.


Comentários