Seminário internacional de luteria traz especialistas de renome mundial a Salvador
- 27 out, 2025

A Escola de Luteria do NEOJIBA promove a Academia de Luteria 2025, reunindo, na capital baiana, mestres de diferentes países e fomentando o intercâmbio de saberes desse ofício milenar.
O NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, realiza em Salvador, entre os dias 3 e 14 de novembro de 2025, a Academia de Luteria 2025 — um encontro internacional voltado à formação, à inovação e à valorização da luteria como expressão cultural viva. O evento, promovido pela Escola de Luteria do NEOJIBA, busca promover uma ampla troca de conhecimentos e experiências entre mestres e aprendizes desse ofício.
Durante o seminário, a sede da Escola de Luteria, localizada no bairro do Barbalho, se transformará em um verdadeiro centro de intercâmbio entre mestres luthiers de diferentes partes do mundo e jovens profissionais e aprendizes da área, integrantes do NEOJIBA. Serão duas semanas de imersão, com oficinas especializadas, palestras, projeções técnicas e atividades práticas voltadas ao aperfeiçoamento técnico e artístico dos participantes.
Mestres convidados
A edição 2025 da Academia de Luteria contará com professores convidados de renome nacional e internacional, que coordenarão atividades específicas de suas áreas em diferentes famílias instrumentais:
Otto Hnatek (Alemanha) – Sopros Madeiras
André-Marc Huwyler (Suíça) – Cordas Friccionadas
Oskar Kappelmeyer (Alemanha) – Contrabaixo
Frédéric Becker (França) – Arcos
Florzen Centurión (Argentina) – Cordas Dedilhadas
Luciano Alves (Brasil) – Sopros Metais (Yamaha)
Os mestres conduçãoão atividades teóricas e práticas específicas à construção, manutenção, ajustes e técnicas contemporâneas da luteria, promovendo um ambiente de aprendizado coletivo e de intercâmbio entre gerações.
Valorização e tradição
A Academia de Luteria reafirma o compromisso do NEOJIBA com a formação e valorização da luteria como pilar essencial da prática musical. O encontro representa um passo importante na consolidação da Escola de Luteria do NEOJIBA como referência nacional e latino-americana no desenvolvimento técnico e artístico da área.
A realização do Seminário de Luteria 2025 conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério da Cultura do Governo Federal, parceiros fundamentais na viabilização das ações do projeto e no fortalecimento da cooperação internacional em torno da preservação e do desenvolvimento das práticas de luteria.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa é suspenso pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 18 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 42 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2,3 mil membros diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em seis cidades do interior da Bahia, e 6 mil participantes indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.