• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Intercâmbio internacional traz a ópera Falstaff a Salvador em parceria com o NEOJIBA

Intercâmbio internacional traz a ópera Falstaff a Salvador em parceria com o NEOJIBA

  • 10 dez, 2025

A sede do NEOJIBA, em Salvador, será palco de um dos maiores intercâmbios artísticos realizados no estado. De 9 a 20 de dezembro, 79 italianos, entre professores, estudantes, instrumentistas e atores, desembarcam na capital baiana para participar da etapa brasileira do IMPACT (International Music and Performing Arts Contaminations and Training), projeto que promove intercâmbio artístico e formativo internacional por meio de criação coletiva em torno de grandes produções.

O grupo desembarca em Salvador no dia 7 e, já no dia 9, inicia oficialmente as atividades do intercâmbio. A vinda dos italianos é liderada por nomes de grande relevância do cenário musical, com destaque para o maestro e pianista Alexander Lonquich, que acompanha instrumentistas da Scuola di Musica di Fiesole. O grupo, que se junta a integrantes do NEOJIBA,  também conta com representantes de outras 4 formações italianas: Conservatoire de la Vallée d’Aoste, do Conservatório E. R. Duni de Matera, da Universidade da Calábria e da Accademia di Belle Arti de Catania.

As atividades acontecerão diariamente no Núcleo Central do NEOJIBA, no Parque do Queimado, na Liberdade, onde todas as equipes das instituições participantes trabalharão juntas de forma contínua e pela primeira vez na montagem da ópera Falstaff, última obra cênica de Giuseppe Verdi. O encontro marca uma imersão inédita entre os jovens europeus e os músicos do programa. Ao todo, 33 integrantes do NEOJIBA participam do projeto, entre eles 16 coralistas e 17 instrumentistas.

O treinamento teatral ficará a cargo de Selene Framarin, Stephanie Praduroux e Alessio Bergamo. A preparação orquestral será realizada por naipes com a colaboração de Davide Sanson, com a condução de Edoardo Rosadini, que também assina a regência das apresentações.

O intercâmbio será concluído com duas apresentações da ópera Falstaff, de Giuseppe Verdi, na sede do NEOJIBA, nos dias: 19, às 19h, e 20 de dezembro, às 16h. As duas apresentações terão formatos diferentes: uma com orquestra e encenação minimalista e outra com piano e encenação completa. A direção cênica é de Alessio Bergamo. Os papéis principais serão interpretados por dois artistas de grande prestígio: Maurizio Leoni, como Ford, e Paolo Rumetz, como Falstaff.

O encontro entre brasileiros e italianos promete uma experiência artística transformadora, marcada pela troca de saberes, pela convivência intensa e pela construção coletiva de uma produção operística que celebra as múltiplas dimensões do canto lírico. 

A iniciativa representa um marco para a Bahia e para o próprio NEOJIBA, que pela primeira vez recebe uma delegação internacional dessa dimensão para a montagem de uma ópera completa. O intercâmbio fortalece a formação artística dos jovens músicos, aproxima diferentes tradições vocais e instrumentais e amplia o repertório e a compreensão da arte lírica no estado, criando novas possibilidades de criação, circulação e futuro para o gênero.

O IMPACT (International Music and Performing Arts Contaminations and Training) é financiado pelo PNRR (Piano Nazionale di Ripresa e Resilienza) e liderado pela Scuola di Musica di Fiesole.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 18 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 42 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2,3 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em seis cidades do interior da Bahia, e 6 mil participantes indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários