Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas

Criado em 2019, o Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas desenvolve atividades musicais para 200 crianças, adolescentes e jovens provenientes de mais de 32 bairros da cidade de Teixeira de Freitas. O núcleo tem parceria com a Diocese Teixeira de Freitas- Caravelas e a Paróquia São José Operário. Além disso, o núcleo tem um  importante papel territorial, no apoio a projetos e iniciativas musicais parceiras.

A principal função do NTN é promover ações de multiplicação e de assistência social em seu território, oferecendo aulas de iniciação musical, prática musical coletiva, como canto coral e orquestras. Uma escola de lutheria e reparo de instrumentos musicais foi implantada em junho de 2021 em um prédio anexo do núcleo. Para auxiliar na capacitação dos integrantes, o núcleo também oferta bolsas anuais para seleção de Multiplicadores Territoriais. Hoje o NTN conta com 8 bolsistas.

Entre as principais formações do NTN, estão a Orquestra Infantil, Orquestra Infantojuvenil, Coro Infantil e Infantojuvenil e a Camerata NTN, compostos por integrantes de 6 a 22 anos. As apresentações, oficinas e práticas sociais realizadas pelo Núcleo, desde a sua criação, já alcançaram um público de cerca de 5 mil pessoas

Além do trabalho local, o Núcleo Territorial apoia bandas filarmônicas, fanfarras escolares e outras iniciativas de prática musical coletiva desenvolvidas nos territórios de identidade circunvizinhos. Para dar suporte aos jovens integrantes de projetos musicais do interior, a equipe pedagógica do NTN também realiza a tutoria de bolsistas do  Programa de Capacitação em Ensino Coletivo de Música (PROCEC). 

Coordenação: Thiago Barcelos

Telefone para contato: 73 991810026

E-mail:thiagobarcelos@neojiba.org  

Endereço: Paróquia São José Operário, Avenida Profeta Issa, 53, Monte Castelo - Teixeira de Freitas - BA.

PRINCIPAIS FORMAÇÕES:

Orquestra Infantojuvenil

Atualmente é a Orquestra principal do NTN tendo em sua composição 35 integrantes, que têm idades entre 15 e 22 anos, e busca atender o público já existente no território atendido pelo Núcleo, proporcionando apresentações públicas e levando música de excelência.

Para ingressar na Orquestra, o integrante necessita estar apto a executar obras de grandes compositores, do popular ao erudito, com resultado musical de excelência. Composta por integrantes com nível técnico musical mais avançados. O responsável pela Orquestra Infantojuvenil é o coordenador do núcleo, Thiago Barcelos.

Orquestra Infantil

Criada com o objetivo de trabalhar a formação instrumental para os iniciantes do Núcleo,a Orquestra Infantil, atualmente, conta com 40 integrantes com idades entre 6 e 14 anos, e executa um repertório de acordo com o nível técnico dos integrantes, proporcionando o desenvolvimento da habilidade de tocar em conjunto, arranjos da música popular e da música clássica. 

Coros Infantil e Infantojuvenil

São compostos por 138 integrantes do NTN, com idades de 9 a 18 anos. Para integrar um dos Coros é necessário ser integrante do NTN. Juntamente com a principal formação do NTN, o Coros  buscam atender o público já existente no território e atendido pelo Núcleo, proporcionado apresentações públicas, levando música de excelência.

Camerata NTN

Criada em Outubro de 2019, a Camerata NTN conta com 12 integrantes que têm idades entre 13 e 22 anos. Para ingressar na Camerata é necessário que o integrante tenha nível mais avançado e seja capaz de executar obras que demandam nível técnico musical mais elevado, como por exemplo, tocar escalas e arpejos de 3 oitavas, exercícios de técnica de Schradieck, Sevcik e Hans Sitt e tocar obras de repertório para orquestra de cordas de compositores como Mozart, Vivaldi, Tchaikovsky, Mendelssohn, entre outros, além de participar de uma prova anunciada com antecedência.

 A camerata e o seu repertório fazem parte da formação musical dos integrantes do núcleo, onde o estudo deve ser diário e com muita disciplina.

 Atualmente o responsável pela Camerata NTN é o instrutor Filipe Mota.

 

 

 

 


Comentários