Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista

Implantado em outubro de 2019, na terceira maior cidade da Bahia, o Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN) Vitória da Conquista oferece atividades contínuas de iniciação musical, canto coral e prática orquestral com instrumentos sinfônicos para cerca de 250 crianças, adolescentes e jovens, visando o desenvolvimento e a integração social através do ensino e da prática musical coletivos. Além disso, apoia diversos outros projetos e instituições da região sudoeste do Estado, por meio de ações territoriais que proporcionam um suporte fundamentado na metodologia do NEOJIBA a grupos musicais, escolas e entidades de caráter sociocultural, ampliando e interiorizando os benefícios do programa no seu território.

O núcleo funciona de segunda a sexta-feira, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) administrado pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), e em salas de entidades parceiras, como a Academia Conquistense de Letras e a Casa da Cultura Carlos Jehovah. Parte das atividades acontecem também em entidades socioassistenciais do município, como Famec, Pastoral do Menor e Instituto Social Padre Benedito Soares. O NTN conta ainda com um Ateliê Escola de Luteria instalado no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED).

HISTÓRICO

Antes da implantação do NTN Vitória da Conquista, o NEOJIBA já mantinha na cidade, desde 2016, um Núcleo de Prática Musical (NPM), criado a partir de uma parceria com o Programa Conquista Criança, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) da Prefeitura Municipal. Até então, eram oferecidas atividades nas áreas de cordas friccionadas, canto coral e iniciação. Com a transformação do NPM em NTN, foram incluídas atividades com instrumentos de sopro e percussão, possibilitando a formação de uma orquestra sinfônica completa. A ampliação da estrutura também trouxe melhorias de gestão com nova equipe, comportando os quadros administrativo, pedagógico, institucional e de desenvolvimento social.

As principais formações do núcleo são a Orquestra 9 de Novembro e o Coro Infantojuvenil de Vitória da Conquista, que têm se apresentado nos eventos oficiais do NTN, além de receber inúmeros convites para a participação em outros eventos locais. Os grupos já se apresentaram nos principais espaços culturais do município, em teatros, auditórios, escolas estaduais e entidades socioassistenciais de Conquista e de outras cidades. Entre as principais ações promovidas pelo núcleo está o Encontro de Orquestras, que já reuniu mais de cem integrantes de projetos musicais de toda a região no palco do Centro de Cultura, para um público de mais de 400 pessoas.

No âmbito territorial o Núcleo Territorial  NEOJIBA Vitória da Conquista desenvolve um mapeamento estratégico para a realização de ações no Sudoeste baiano,  proporcionando um suporte fundado na metodologia do NEOJIBA a grupos musicais, escolas e entidades culturais, a partir de ações de capacitação de multiplicadores, ampliando e interiorizando os benefícios do NEOJIBA no seu território. Anualmente, o NTN realiza o Encontro de Orquestras, no qual reúne integrantes da Orquestra Infantojuvenil do NTN; do Coral Conquista Criança NEOJIBA; do NPM Cidade Sol, de Jequié; do Instituto de Formação Cidadã São Francisco de Assis, de Manoel Vitorino; do Conjunto de Cordas da ALFAM; da Orquestra Jóia do Sertão, (PROCEC Vitória da Conquista); da ARCOS-Orquestra Conquista Sinfônica; desenvolvendo oficinas de música e apresentações durante o evento, que em média chega a reunir mais de 100 integrantes no palco, sempre com a presença maciça do público.

O NTN funciona no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT), que é administrado via Diretoria de Espaços (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial (SUDECULT) e em salas de entidades parceiras, como a Casa da Cultura Carlos Jehovah de Brito Leite e a Academia Conquistense de Letras.

Coordenação: João Omar
Telefone para contato: (77) 99124-3275 / (77) 99173-0034
E-mail para contato: joaoomar@neojiba.org
Endereço: Avenida Rosa Cruz, nº 45, Bairro Recreio, CEP 45.020-505

ORQUESTRA NOVE DE NOVEMBRO

É a maior formação musical do NTN Vitória da Conquista, composta por até 60 crianças, adolescentes e jovens de 11 a 26 anos das turmas de cordas, sopro e percussão. Batizada com a data que marca o aniversário da cidade, a Orquestra 9 de Novembro concentra integrantes com maior compreensão e técnica musicais. O repertório do grupo é organizado pedagogicamente em níveis graduais de dificuldade para conduzir a um desenvolvimento técnico e estético acerca da música sinfônica e aprimorar a percepção de elementos musicais mais complexos.No repertório da Orquestra constam obras de compositores eruditos e populares brasileiros e, claro, peças e arranjos do repertório tradicional sinfônico. Dentre as principais apresentações, estão os concertos promovidos durante o  I e II Encontro de Orquestras de Vitória da Conquista, realizados no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (2018/2019), nos quais houve um intercâmbio com o NPM-Cidade Sol, de Jequié, e Agentes Culturais do território; concertos no campus do Instituto Multidisciplinar em Saúde Anísio Teixeira (IMS-AT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista; e, ainda, práticas sociais em escolas públicas municipais e estaduais, instituições caritativas, abrigos de idosos, associações como o Instituto Social Padre Benedito Soares e o Lar da Misericórdia, além de uma série de atividades da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A Orquestra Nove de Novembro tem como responsável o Coordenador do Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista, o maestro João Omar.

Este é o grupo principal para a realização de apresentações. O objetivo dessa  formação é proporcionar aos integrantes uma experiência musical para o desenvolvimento do integrante com repertório sinfônico, organizado pedagogicamente em níveis graduais de dificuldade, para conduzir a um desenvolvimento técnico e estético acerca da música sinfônica, a partir da prática de conjunto.  Visa, também, aprimorar a percepção de elementos musicais mais complexos e promover  o desenvolvimento humano, ético e responsável no convívio com seus colegas e no reconhecimento de valores humanos com as práticas e trocas resultantes de apresentações nas mais diversas entidades e localidades.

Coro Infantojuvenil de Vitória da Conquista

É o principal grupo de prática musical coletiva de canto coral do NTN, contando com aulas práticas e teóricas para até 80 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Reúne integrantes atendidos tanto na sede do núcleo, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, quanto em entidades socioassistenciais parceiras, como a Famec e a Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças. O trabalho musical e pedagógico desenvolvido com o coro visa o desenvolvimento técnico vocal e a leitura musical, a partir de repertório popular e erudito, que inclui canções brasileiras e também músicas cantadas em outros idiomas.

Camerata Carlos Jehovah

É a formação juvenil do núcleo voltada para música de câmara. Conta com integrantes de nível avançado do naipe de cordas, com idade entre 14 e 26 anos. Batizada com o nome do poeta, teatrólogo e gestor cultural Carlos Jehovah, ícone da cultura conquistense, a camerata tem como principal objetivo desenvolver um maior aprimoramento técnico e instrumental, mantendo uma dinâmica de estudos e de repertório específica para violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas do NTN.

Banda Sinfônica Juvenil de Vitória da Conquista

É o grupo musical que reúne integrantes dos naipes de madeiras, metais e percussão do NTN Vitória da Conquista, atendendo a adolescentes e jovens de 13 a 19 anos. O principal objetivo da formação é desenvolver atividades de música para banda sinfônica, visando a experiência de construção de repertório e o desenvolvimento técnico e instrumental.

Conjunto de Madeiras NEOWind

É o grupo de música de câmara formado por integrantes do naipe de madeiras do núcleo, com idade entre 12 e 19 anos. Visa o aperfeiçoamento e desenvolvimento técnico-instrumental a partir de dinâmicas de estudo e repertório específicos para os alunos de clarinete, oboé, fagote e flauta transversal.

 


Comentários