Coros do NEOJIBA encantam público em recital beneficente

  • 13 dez, 2021

Enquanto cantava, Beatriz Brito, 10, não parava de mexer as mãos e os braços, como uma pequena regente. Ela se apresentou neste domingo (12) na Igreja da Ordem Terceira Secular de São Francisco, no Pelourinho, ao lado dos colegas dos coros Infantil e Infantojuvenil do NEOJIBA (programa do Governo da Bahia). O Recital de Natal, conduzido pela maestrina Lucie Barluet, encantou o público, que lotou a igreja numa manhã mágica.

Os 200 ingressos disponibilizados para o evento beneficente se esgotaram rapidamente.  A renda foi revertida para a Ordem Terceira de São Francisco, entidade sem fins lucrativos que além de zelar pela igreja tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1938, é responsável pela administração do Lar Santa Isabel, que abriga 60 idosos. 

Os integrantes dos coros entoaram um repertório variado, com peças como "Tollite Hostias", de Saint Saëns, "Christmas Lullaby", de J. Rutter, e "Terezinha de Jesus", cantiga tradicional brasileira, com arranjo de Villa-Lobos. E é claro que não poderiam faltar os clássicos natalinos, presentes na memória afetiva de todo mundo. O público cantou junto canções como "Noite Feliz", de F.X. Gruber, "Então é Natal", de John Lennon, e "Boas Festas", do baiano Assis Valente.  

Mariana Rosário, 19, integrante do Coro Infantojuvenil, resumiu a manhã em uma palavra: "felicidade". "Me sinto grata por ter passado dessa pandemia e ter todos do grupo aqui. Também é muito bom poder cantar com as crianças do Infantil, onde eu me vejo. Elas são incríveis. Pra mim é realmente uma alegria poder estar cantando, musicalizando, multiplicando o que aprendi e fazendo a galera feliz". 

Ivanilde Brito, mãe de Beatriz, ficou emocionada com a apresentação. "Foi lindo. Os recitais estavam sendo todos online, mas agora que voltou o presencial, é impressionante como muda o jeito de eles cantarem. Em casa ela já canta o dia inteiro. O pai até chama atenção às vezes, dizendo que vai incomodar os vizinhos, mas ela responde sempre: 'Meu pai, é arte!'. E é mesmo. Foi maravilhoso ver toda essa potência aqui hoje". 

O estudante de letras Silvano Moreno também estava por lá e contou que sempre faz questão de prestigiar as apresentações do NEOJIBA. "Essa história de que o jovem é o futuro, é o amanhã… Tem que fazer o hoje, não é? E a apresentação foi maravilhosa, a começar pelo fato de ter uma mulher regendo. A escolha do repertório também foi muito acertada. Terezinha de Jesus foi lindo demais, o ápice pra mim. E depois vieram os clássicos de Natal. Esses recitais têm esse momento de humanizar as nossas relações, que já estão tão desgastadas. Achei fantástico".  

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.



 


Comentários